Novo Normal: Como operar seu ar condicionado

O "novo normal": como operar seu ar condicionado adequadamente com base em evidências científicas

• Não há evidências científicas comprovadas que sugiram que o ar condicionado possa ser contaminado com Coronavírus (SARS-CoV-2) e espalhá-lo.

• Abrir regularmente a janela e / ou ventilação adequada, juntamente com outras medidas de higiene, pode reduzir o risco de transmissão e, assim, proteger as pessoas.

• O ar-condicionado continua sendo uma das formas preferidas de controlar o clima interno, não apenas para garantir o conforto
dos ocupantes, mas também para ajudar a evitar outros riscos à saúde, como a insolação.

• É essencial aprender a maneira apropriada de operar seu ar-condicionado durante o novo normal.

Coronavírus (SARS-CoV-2) e a importância da ventilação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a propagação do Covid-19 é "principalmente de pessoa para pessoa através de pequenas gotas do nariz ou da boca, que são expulsas quando uma pessoa com Covid-19 tosse, espirra ou fala"1. De acordo com um comunicado de imprensa dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) em 17 de março, essas gotículas respiratórias parecem ser detectáveis no ar por até três horas2.

Vários relatórios, incluindo um compartilhado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)3, examinaram a ligação entre a propagação do vírus e a recirculação do ar em ambientes internos. Embora o ar condicionado em si não estivesse contaminado com o Coronavírus (SARS-CoV-2), este relatório indicou que o fluxo de ar gerado pela operação de ar condicionado poderia aumentar o risco de propagação do vírus em ambientes internos sem janelas. Acreditamos que é provável que a distribuição inadequada do ar, combinada com a falta de distanciamento social, possa ter contribuído para a transmissão neste restaurante. Portanto, até este ponto, uma boa ventilação e uma renovação de ar suficiente devem ter ajudado a mitigar tal risco.

Não há evidências de que a propagação do Coronavírus SARS-CoV-2 possa ter origem na ventilação ou em aparelhos de ar condicionado. Entretanto, ainda é recomendado tomar as medidas de precaução para garantir renovação de ar suficiente e maximizar a segurança dos ocupantes, pois "não há dúvida de que a concentração das gotículas menores transportadas pelo ar, que podem conter vírus, incluindo vírus que não o SARS-CoV-2, deve ser mantida tão baixa quanto possível"4.

 A renovação do ar é obtida através da ventilação e é uma maneira eficaz de minimizar a propagação do vírus em espaços fechados. Entretanto, a maioria dos aparelhos de ar condicionado (como o ar condicionado de sua casa ou aparelhos de ar condicionado de embalagem encontrados em lojas) não tem a função de ventilação embutida. Portanto, ligar e operar o ar condicionado não garante uma renovação adequada do ar entre fontes internas e externas.

Neste sentido, abrir regularmente a janela ou usar o ventilador para permitir a entrada de ar fresco na sala deve ser uma medida básica de higiene incorporada nos hábitos cotidianos, juntamente com o distanciamento social e a lavagem frequente das mãos5Ao fazer isso, poderia reduzir o risco de transmissão e aumentar a segurança dos ocupantes6.

O que as Associações HVAC estão dizendo

 Várias associações de HVAC de todo o mundo falaram sobre o assunto, buscando respostas em relação ao ar-condicionado, à situação atual e às preocupações das pessoas.

O Instituto Australiano de Refrigeração, Ar Condicionado e Aquecimento (AIRAH) afirmou em seu site que "nesta fase, não há evidências de que o COVID-19 possa ser espalhado através de sistemas de ar condicionado"7.

Os representantes das Associações Europeias de Aquecimento e Ventilação (REHVA) são mais cautelosos e, no “documento de orientação REHVA COVID-19”, disse que “também não há dados ou estudos relatados para descartar a possibilidade da rota de partículas no ar”. Eles recomendam não usar a recirculação, pois as partículas de vírus nos dutos de retorno também podem entrar novamente em um edifício quando as unidades de tratamento de ar centralizadas estiverem equipadas com setores de recirculação. Além disso, é recomendável que os dumpers de recirculação sejam fechados (via sistema de gerenciamento de edifícios ou manualmente)8.

Ao ouvir os conselhos compartilhados pelos especialistas, você pode ter certeza das medidas necessárias para criar um clima interno confortável e seguro. Por favor, verifique o site da sua associação local.

Otimizando o conforto no “Novo Normal”

Como a ventilação é vital para reduzir o risco de propagação do vírus ao usar ar condicionado, é necessário renovar regularmente o ar no espaço ocupado, mas isso levará a um controle de temperatura inadequado. Nos países que estão se aproximando do verão, o aumento do calor provoca outros riscos à saúde relacionados às condições de estresse térmico, como a insolação9.

A Associação Japonesa de Medicina Aguda disse que "quando você estiver dentro de casa, monitore a temperatura interna e ajuste a temperatura definida do ar-condicionado conforme necessário, garantindo que você permita regularmente a entrada de ar fresco na sala”10.

Além disso, a Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE) explicou que “a ventilação e a filtragem fornecidas pelos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado podem reduzir a concentração de SARS-CoV-2 no ar e, portanto, o risco de transmissão através do ar." No mesmo artigo, eles destacaram o impacto do calor sobre os indivíduos, dizendo: “espaços não condicionados podem causar estresse térmico a pessoas que podem ser diretamente fatais e que também podem diminuir a resistência à infecção”11.

Tendo em conta o texto acima, as diretrizes a seguir detalham as medidas que devem ser observadas para desfrutar de um ambiente interno confortável e seguro, e até ajudam a aumentar a produtividade dos ocupantes:12

Temperatura: É o principal elemento de conforto. A temperatura ideal de acordo com a recomendação da ASHRAE e CDC está entre 24-27ºC durante o verão13. Por favor, verifique tanto a temperatura definida exibida no controle remoto como a temperatura ambiente.

Umidade: Umidade excessivamente alta ou baixa causa desconforto. Uma faixa de 40%-60% de umidade relativa é normalmente usada para conforto. A ASHRAE recomenda umidade relativa abaixo de 65%14. Você pode ajustar o nível de umidade usando o Modo de desumidificação no ar-condicionado ou com o ventilador operacional.

Pureza do ar: A presença de partículas, gases, assim como vírus e bactérias, causam má qualidade do ar com implicações negativas para os ocupantes. O ar-condicionado ajuda a melhorar a qualidade do ar com várias técnicas, das quais a mais utilizada é a combinação de ventilação com filtração.

Velocidade/Distribuição de ar: As diretrizes da ASHRAE sugerem um limite superior de velocidade do ar no espaço ocupado de 0,2m/s (40 fpm)15, garantindo que o ar seja devidamente soprado para dentro da sala, e devidamente distribuído no espaço ocupado. Por favor, ajuste a direção do ar ou o volume do ar no seu controle remoto.

Seguindo as diretrizes estabelecidas pelas associações de HVAC, é possível aproveitar o clima interno ideal através da operação adequada do seu ar-condicionado, sem afetar o seu conforto.

Para sanar quaisquer dúvidas, entre em contato conosco através de nosso site: https://jci-hitachi.com.br/

 

 1 Organização Mundial da Saúde (OMS)

“Q&A. How does COVID-19 spread?” (P&R. Como o COVID-19 se espalha?) (17 de abril de 2020)
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/q-a-coronaviruses

2 Institutos Nacionais de Saúde (NIH)
“New coronavirus stable for hours on surfaces” (Novo coronavírus estável por horas em superfícies) (17 de março de 2020)
https://www.nih.gov/news-events/news-releases/new-coronavirus-stable-hours-surfaces

3 Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)
Research Letter (Carta de pesquisa) (Volume 26, Número 7—Julho de 2020) (Lançamento antecipado)
De #6 Jianyun Lu et al., “COVID-19 Outbreak Associated with Air Conditioning in Restaurant, Guangzhou, China, 2020,”
(COVID-19 Surto Associado ao Ar-Condicionado em Restaurante, Guangzhou, China, 2020)
(2 de abril de 2020) (Web: 23 de abril de 2020)
https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/26/7/20-0764_article

4 EUROVENT
“COVID-19: Regular and correct maintenance of ventilation systems” (COVID-19: Manutenção regular e correta dos sistemas de ventilação)
(GEN - 1105.00) (10 de abril de 2020)https://eurovent.eu/?q=articles/covid-19-regular-and-correct-maintenance-ventilation-systems-gen-110500&utm_source=ZohoCampaigns&utm_campaign=Eurovent+ClimaNovela+Express+-+COVID-19%3A+Regular+and+correct+maintenance+of+ventilation+systems&utm_medium=email

5 Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)
“Steps to Stay Safe ”(Etapas para se manter seguro) (16 de abril de 2020)
https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/community/stay-safe.html

6 Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE)
“Statement” (Declaração) (20 de abril de 2020): https://www.ashrae.org/about/news/2020/ashrae-issues-statements-on-relationship-between-covid-19-and-hvac-in-buildings

7 Instituto Australiano de Refrigeração, Ar Condicionado e Aquecimento (AIRAH)
“Common questions about COVID-19 and air conditioning and refrigeration systems”
(Perguntas comuns sobre a COVID-19 e sistemas de ar-condicionado e refrigeração)
https://www.airah.org.au/Web/Industry_Leadership/Update_on_coronavirus/Common_questions_about_COVID-19/AIRAH/Navigation/Industry_leadership/Coronavirus_information/Common_questions_about_COVID-19.aspx

8 Representantes das Associações Europeias de Aquecimento e Ventilação (REHVA)
“COVID-19 guidance document” (documento de orientação REHVA COVID-19) (3 de abril de 2020)
https://www.rehva.eu/fileadmin/user_upload/REHVA_COVID-19_guidance_document_ver2_20200403_1.pdf

9 Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Japão
“Things to do to prevent the heatstroke, during the new way of life”
(O que fazer para evitar a insolação, durante o novo modo de vida) (29 de maio de 2020)
https://www.mhlw.go.jp/stf/seisakunitsuite/bunya/0000121431_coronanettyuu.html

10 Associação Japonesa de Medicina Aguda
“The proposal concerning the prevention of heatstroke under epidemic of new coronavirus infection”
(A proposta relativa à prevenção de insolação sob epidemia de nova infecção por coronavírus)
(1º de junho de 2020) https://www.jaam.jp/info/2020/files/info-2020601.pdf

11 ASHRAE Environmental Health Committee (EHC)
“Pandemic COVID-19 and Airborne Transmission”
(Pandemia COVID-19 e Transmissão por via aérea) (aprovado em 17 de abril de 2020) (Web: 23 de abril de 2020)
www.ashrae.org/file%20library/technical%20resources/covid-19/eiband-airbornetransmission.pdf

12 Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE)   https://www.ashrae.org/File%20Library/Technical%20Resources/Technical%20FAQs/TC-02.01-FAQ-50.pdf

13 Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE)
Norma ANSI/ASHRAE 55-2013: Condições Térmicas Ambientais para a Ocupação Humana.
https://www.ashrae.org/technical-resources/standards-and-guidelines/standards-addenda

14 Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE)
Norma ANSI / ASHRAE 62.1-2016, ventilação para qualidade aceitável do ar interior
https://www.ashrae.org/technical-resources/standards-and-guidelines/standards-addenda

15 Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE)
ANSI/ASHRAE Adendo b à Norma ANSI/ASHRAE 55-2013.
https://www.ashrae.org/technical-resources/standards-and-guidelines/standards-addenda

* Por favor, observe que essas informações estavam corretas em julho de 2020.


• Não há evidências científicas comprovadas que sugiram que o ar condicionado possa ser contaminado com Coronavírus (SARS-CoV-2) e espalhá-lo.

• Abrir regularmente a janela e / ou ventilação adequada, juntamente com outras medidas de higiene, pode reduzir o risco de transmissão e, assim, proteger as pessoas.

• O ar-condicionado continua sendo uma das formas preferidas de controlar o clima interno, não apenas para garantir o conforto
dos ocupantes, mas também para ajudar a evitar outros riscos à saúde, como a insolação.

• É essencial aprender a maneira apropriada de operar seu ar-condicionado durante o novo normal.

Coronavírus (SARS-CoV-2) e a importância da ventilação

Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a propagação do Covid-19 é "principalmente de pessoa para pessoa através de pequenas gotas do nariz ou da boca, que são expulsas quando uma pessoa com Covid-19 tosse, espirra ou fala"1. De acordo com um comunicado de imprensa dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) em 17 de março, essas gotículas respiratórias parecem ser detectáveis no ar por até três horas2.

Vários relatórios, incluindo um compartilhado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)3, examinaram a ligação entre a propagação do vírus e a recirculação do ar em ambientes internos. Embora o ar condicionado em si não estivesse contaminado com o Coronavírus (SARS-CoV-2), este relatório indicou que o fluxo de ar gerado pela operação de ar condicionado poderia aumentar o risco de propagação do vírus em ambientes internos sem janelas. Acreditamos que é provável que a distribuição inadequada do ar, combinada com a falta de distanciamento social, possa ter contribuído para a transmissão neste restaurante. Portanto, até este ponto, uma boa ventilação e uma renovação de ar suficiente devem ter ajudado a mitigar tal risco.

Não há evidências de que a propagação do Coronavírus SARS-CoV-2 possa ter origem na ventilação ou em aparelhos de ar condicionado. Entretanto, ainda é recomendado tomar as medidas de precaução para garantir renovação de ar suficiente e maximizar a segurança dos ocupantes, pois "não há dúvida de que a concentração das gotículas menores transportadas pelo ar, que podem conter vírus, incluindo vírus que não o SARS-CoV-2, deve ser mantida tão baixa quanto possível"4.

 A renovação do ar é obtida através da ventilação e é uma maneira eficaz de minimizar a propagação do vírus em espaços fechados. Entretanto, a maioria dos aparelhos de ar condicionado (como o ar condicionado de sua casa ou aparelhos de ar condicionado de embalagem encontrados em lojas) não tem a função de ventilação embutida. Portanto, ligar e operar o ar condicionado não garante uma renovação adequada do ar entre fontes internas e externas.

Neste sentido, abrir regularmente a janela ou usar o ventilador para permitir a entrada de ar fresco na sala deve ser uma medida básica de higiene incorporada nos hábitos cotidianos, juntamente com o distanciamento social e a lavagem frequente das mãos5Ao fazer isso, poderia reduzir o risco de transmissão e aumentar a segurança dos ocupantes6.

O que as Associações HVAC estão dizendo

 Várias associações de HVAC de todo o mundo falaram sobre o assunto, buscando respostas em relação ao ar-condicionado, à situação atual e às preocupações das pessoas.

O Instituto Australiano de Refrigeração, Ar Condicionado e Aquecimento (AIRAH) afirmou em seu site que "nesta fase, não há evidências de que o COVID-19 possa ser espalhado através de sistemas de ar condicionado"7.

Os representantes das Associações Europeias de Aquecimento e Ventilação (REHVA) são mais cautelosos e, no “documento de orientação REHVA COVID-19”, disse que “também não há dados ou estudos relatados para descartar a possibilidade da rota de partículas no ar”. Eles recomendam não usar a recirculação, pois as partículas de vírus nos dutos de retorno também podem entrar novamente em um edifício quando as unidades de tratamento de ar centralizadas estiverem equipadas com setores de recirculação. Além disso, é recomendável que os dumpers de recirculação sejam fechados (via sistema de gerenciamento de edifícios ou manualmente)8.

Ao ouvir os conselhos compartilhados pelos especialistas, você pode ter certeza das medidas necessárias para criar um clima interno confortável e seguro. Por favor, verifique o site da sua associação local.

Otimizando o conforto no “Novo Normal”

Como a ventilação é vital para reduzir o risco de propagação do vírus ao usar ar condicionado, é necessário renovar regularmente o ar no espaço ocupado, mas isso levará a um controle de temperatura inadequado. Nos países que estão se aproximando do verão, o aumento do calor provoca outros riscos à saúde relacionados às condições de estresse térmico, como a insolação9.

A Associação Japonesa de Medicina Aguda disse que "quando você estiver dentro de casa, monitore a temperatura interna e ajuste a temperatura definida do ar-condicionado conforme necessário, garantindo que você permita regularmente a entrada de ar fresco na sala”10.

Além disso, a Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE) explicou que “a ventilação e a filtragem fornecidas pelos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado podem reduzir a concentração de SARS-CoV-2 no ar e, portanto, o risco de transmissão através do ar." No mesmo artigo, eles destacaram o impacto do calor sobre os indivíduos, dizendo: “espaços não condicionados podem causar estresse térmico a pessoas que podem ser diretamente fatais e que também podem diminuir a resistência à infecção”11.

Tendo em conta o texto acima, as diretrizes a seguir detalham as medidas que devem ser observadas para desfrutar de um ambiente interno confortável e seguro, e até ajudam a aumentar a produtividade dos ocupantes:12

Temperatura: É o principal elemento de conforto. A temperatura ideal de acordo com a recomendação da ASHRAE e CDC está entre 24-27ºC durante o verão13. Por favor, verifique tanto a temperatura definida exibida no controle remoto como a temperatura ambiente.

Umidade: Umidade excessivamente alta ou baixa causa desconforto. Uma faixa de 40%-60% de umidade relativa é normalmente usada para conforto. A ASHRAE recomenda umidade relativa abaixo de 65%14. Você pode ajustar o nível de umidade usando o Modo de desumidificação no ar-condicionado ou com o ventilador operacional.

Pureza do ar: A presença de partículas, gases, assim como vírus e bactérias, causam má qualidade do ar com implicações negativas para os ocupantes. O ar-condicionado ajuda a melhorar a qualidade do ar com várias técnicas, das quais a mais utilizada é a combinação de ventilação com filtração.

Velocidade/Distribuição de ar: As diretrizes da ASHRAE sugerem um limite superior de velocidade do ar no espaço ocupado de 0,2m/s (40 fpm)15, garantindo que o ar seja devidamente soprado para dentro da sala, e devidamente distribuído no espaço ocupado. Por favor, ajuste a direção do ar ou o volume do ar no seu controle remoto.

Seguindo as diretrizes estabelecidas pelas associações de HVAC, é possível aproveitar o clima interno ideal através da operação adequada do seu ar-condicionado, sem afetar o seu conforto.

Para sanar quaisquer dúvidas, entre em contato conosco através de nosso site: https://jci-hitachi.com.br/

 

 1 Organização Mundial da Saúde (OMS)

“Q&A. How does COVID-19 spread?” (P&R. Como o COVID-19 se espalha?) (17 de abril de 2020)
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/q-a-coronaviruses

2 Institutos Nacionais de Saúde (NIH)
“New coronavirus stable for hours on surfaces” (Novo coronavírus estável por horas em superfícies) (17 de março de 2020)
https://www.nih.gov/news-events/news-releases/new-coronavirus-stable-hours-surfaces

3 Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)
Research Letter (Carta de pesquisa) (Volume 26, Número 7—Julho de 2020) (Lançamento antecipado)
De #6 Jianyun Lu et al., “COVID-19 Outbreak Associated with Air Conditioning in Restaurant, Guangzhou, China, 2020,”
(COVID-19 Surto Associado ao Ar-Condicionado em Restaurante, Guangzhou, China, 2020)
(2 de abril de 2020) (Web: 23 de abril de 2020)
https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/26/7/20-0764_article

4 EUROVENT
“COVID-19: Regular and correct maintenance of ventilation systems” (COVID-19: Manutenção regular e correta dos sistemas de ventilação)
(GEN - 1105.00) (10 de abril de 2020)https://eurovent.eu/?q=articles/covid-19-regular-and-correct-maintenance-ventilation-systems-gen-110500&utm_source=ZohoCampaigns&utm_campaign=Eurovent+ClimaNovela+Express+-+COVID-19%3A+Regular+and+correct+maintenance+of+ventilation+systems&utm_medium=email

5 Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)
“Steps to Stay Safe ”(Etapas para se manter seguro) (16 de abril de 2020)
https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/community/stay-safe.html

6 Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE)
“Statement” (Declaração) (20 de abril de 2020): https://www.ashrae.org/about/news/2020/ashrae-issues-statements-on-relationship-between-covid-19-and-hvac-in-buildings

7 Instituto Australiano de Refrigeração, Ar Condicionado e Aquecimento (AIRAH)
“Common questions about COVID-19 and air conditioning and refrigeration systems”
(Perguntas comuns sobre a COVID-19 e sistemas de ar-condicionado e refrigeração)
https://www.airah.org.au/Web/Industry_Leadership/Update_on_coronavirus/Common_questions_about_COVID-19/AIRAH/Navigation/Industry_leadership/Coronavirus_information/Common_questions_about_COVID-19.aspx

8 Representantes das Associações Europeias de Aquecimento e Ventilação (REHVA)
“COVID-19 guidance document” (documento de orientação REHVA COVID-19) (3 de abril de 2020)
https://www.rehva.eu/fileadmin/user_upload/REHVA_COVID-19_guidance_document_ver2_20200403_1.pdf

9 Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Japão
“Things to do to prevent the heatstroke, during the new way of life”
(O que fazer para evitar a insolação, durante o novo modo de vida) (29 de maio de 2020)
https://www.mhlw.go.jp/stf/seisakunitsuite/bunya/0000121431_coronanettyuu.html

10 Associação Japonesa de Medicina Aguda
“The proposal concerning the prevention of heatstroke under epidemic of new coronavirus infection”
(A proposta relativa à prevenção de insolação sob epidemia de nova infecção por coronavírus)
(1º de junho de 2020) https://www.jaam.jp/info/2020/files/info-2020601.pdf

11 ASHRAE Environmental Health Committee (EHC)
“Pandemic COVID-19 and Airborne Transmission”
(Pandemia COVID-19 e Transmissão por via aérea) (aprovado em 17 de abril de 2020) (Web: 23 de abril de 2020)
www.ashrae.org/file%20library/technical%20resources/covid-19/eiband-airbornetransmission.pdf

12 Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE)   https://www.ashrae.org/File%20Library/Technical%20Resources/Technical%20FAQs/TC-02.01-FAQ-50.pdf

13 Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE)
Norma ANSI/ASHRAE 55-2013: Condições Térmicas Ambientais para a Ocupação Humana.
https://www.ashrae.org/technical-resources/standards-and-guidelines/standards-addenda

14 Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE)
Norma ANSI / ASHRAE 62.1-2016, ventilação para qualidade aceitável do ar interior
https://www.ashrae.org/technical-resources/standards-and-guidelines/standards-addenda

15 Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE)
ANSI/ASHRAE Adendo b à Norma ANSI/ASHRAE 55-2013.
https://www.ashrae.org/technical-resources/standards-and-guidelines/standards-addenda

* Por favor, observe que essas informações estavam corretas em julho de 2020.



Fechar